quarta-feira, 17 de junho de 2009

Projeto Recomeçar

Hoje dia 17/06/2009, quarta feira, participei de mais uma reunião do Projeto Recomeçar (pré aposentadoria), uma preparação para aposentadoria.
Antes de entrar na empresa, me preparei, estudei bastante, fiz o concurso, estou a mais de 20 anos fazendo parte desta magnifica empresa, agora estou na fase pre aposentadoria, tenho que me preparar novamente, principalmente psicológicamente, para assim evitar que sofra com a falta do trabalho, e não fazer parte da equipe da poltrona, tendo que continuar a ser útil a minha familia e a sociedade.

Projeto Recomeçar


O projeto visa equilíbrio para a nova fase da vida

O projeto recomeçar é voltado para os servidores da Ceron S/A, o programa consiste em preparar os servidores para a aposentadoria.

Como em outras fases da vida, a aposentadoria traz muitas mudanças, e em algumas situações, pode resultar em um replanejamento de vida ou nova opção profissional. Para tanto é importante conhecermos nossas motivações, nossos desejos, aquilo que nos dá prazere que nos faz sentir úteis, criativos, vivos e atuantes.

Aposentadoria não significa diminuir a nossa produção, mas poder produzir com mais sabedoria e que nos dá mais prazer.

A aposentadoria é um momento especial, temos a vantagem de possuir um arsenal de conhecimentos adquiridos, de experiencia de vida, de trabalho e de relacionamentos. Essa vantagem nos possibilita uma conciência crítica das nossas limitações e de nosso potencial (físico, emocional e intelectual). Podemos ainda refletir sobre nossa necessidades e motivações e, a partir daí, ter a liberdade de escolher novos caminhos, de acordo com as oportunidades oferecidas nesta nova etapa.

O conhecimento das nossa motivações é um fator importante na auto avaliação, auxilia a reprogramarmos o nosso futuro, permite planejarmos aquilo que não realizamos ou aquilo que queriamos e não pudemos. O auto conhecimento possibilita ainda satisfazermos nossas necessidades básicas humanas: fisiológicas, de segurança, de participação social, de auto estima e de auto realização, e também fornece condições para sabermos enfrentar melhor nossas frustações, completa.

As características socio culturais de nossa sociedade determinam um baixo investimento em energias criativas e produtivas, baixa realização pessoal e baixa auto estima que na fase de aposentadoria podem levar a anciedade, depressão e doenças somáticas entre outras doenças. Para evitar desequilíbrio físico e emocional, é fundamental que as pessoas invista suas energias em atividades que satisfaçam suas necessidades. Atividades que dê prazer e satisfação geral em contraposição às atividades frustantes ou a falta de atividades que podem levar à doença que nos isolam das pessoas e da vida.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Supervisão e operações em subestação abaixadora de energia elétrica

Minha foto
Pimenta Bueno, Rondonia, Brazil
serviços de operações em subestação, redes energisadas 138 kv.